sexta-feira, 20 de setembro de 2019

QUER AJUDAR A SALVAR A ARARA AZUL?



Falando ao telefone com a bióloga Neiva Guedes, responsável pelo Instituto Arara Azul, que tirou a ave da lista de animais em extinção, pude perceber a dor, a tristeza, que ela e toda a sua equipe está vivendo em relação às perdas, ainda não contabilizadas das Araras Azuis. 

O que ela nos passou foi algo que entristece a mim e a quem conhece o local, com as "azuis" voando sobre nossas cabeças, num belo show da natureza. Hoje só há devastação, sem o verde das árvores, sem o som as aves. Só restou o cinza. Tudo foi queimado. Uma tristeza.

Mas ela também falou, com emoção das "azuis" que mantiveram-se em seus ninhos, protegendo sua cria. 

"O casal com cria, não abandonou o ninho com o filhote ou ovos (em geral, a Arara Azul põe dois ovos, mas apenas um vinga), ficou lá, mesmo com o fogo tomando conta de tudo. Agora a luta é conseguir preservá-las, em razão dos predadores e da falta de alimentos para elas, já que só comem Acuri e Bocaiuva, espécie de coquinhos, cujas palmeiras foram queimadas pelo fogo.



O grande incêndio, teve início no dia 9 e persiste até hoje, já destruiu cerca de 60% do Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS). O lugar é sede dos trabalhos de campo do Projeto Arara Azul, que, com a poio da Fundação Toyota, havia conseguido tirar a ave da lista de animais ameaçados de extinção.


Você pode ajudar!


Você pode contribuir para ajudar a salvar a Arara Azul, com doações a partir de R$ 1. 
Entre no site do Instituto Arara Azul e faça sua contribuição

Como a sede avançada do Instituto foi devastada pelo incêndio, todos os equipamentos desapareceram. Então, você também poderá doar materiais equipamentos, laptops, câmeras, cartões de memória, binóculos, GPS, ar condicionado, entre outros, também, necessários. Neste caso, entre em contato com a o próprio instituto, por intermédio do e-mail: contato@institutoararaazul.org.br.

Ao comentar o lamentável ocorrido, a diretora executiva da Fundação Toyota do Brasil, Saori Yano, afirmou que  "justamente, para reverter essa situação, e dar vida à biodiversidade do Pantanal brasileiro, é que a Fundação Toyota permanece firme no combate aos danos que afetam o ciclo reprodutivo da espécie".

chico lelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário