sexta-feira, 17 de abril de 2020

O DIA EM QUE O PLACEBO VIROU CUPIDO

  
Nos meus tempos de ginásio (equivalente hoje ao Ensino Fundamental II pouco se ouvia falar de maconha e nunca de cocaína. A moda na época, para muito pucos, mas muito poucos mesmo, porque era um troço caro pra caramba, eram as "bolinhas", chamados na linguagem farmacêutica de Psicotrópicos ou Anfetaminas hoje. A molecada de escolas estaduais - que eram ótimas - não tinha grana pra comprar "bolinhas" que eram usadas nos embalos de sábado à noite ou em épocas de provas, para estudar a noite inteira, o que era uma bobagem, pois só atrapalhavam, e atrapalham até hoje, o raciocínio.

Mas, a crença era que elas davam coragem determinação e força para enfrentar qualquer obstáculo. Foi dentro desta perspectiva que eu ajudei um colega de classe a conquistar a garota pela qual era apaixonado. Ele vivia cabisbaixo, só pensava na "mina", não saia da classe no recreio. Uma tristeza e uma situação natural para os 14/15 anos do meu companheiro.

Eu desconfiava mas não tinha certeza daquela paixão não correspondida. E não pensem que a "mina" era metida à besta porque era bonita. Muito bonita, mas nada pedante! Só mesmo muito bonita. Daí perguntei o que havia e ele, quase chorando, confessou sua paixão platônica. Argumentei que ele deveria se revelar, falar com ela e tentar um namoro.

- Não tenho coragem! Foi a resposta dele, me deixando preocupado com aquela situação. 

Dois dias depois tivemos uma aula de desenho e ele trazia em seu material, um monte de giz, inclusive um cor-de-rosa. Vendo aquela cor, me lembrei de um tipo de "bolinha" que eu vira nas mãos de uns colegas que tinham grana pra comprar. Tinha a forma de um coração e era conhecida como DEXAMIL EXPANSUR ou expansor, sorry, mas não lembro direito). Peguei um pedaço do giz cor-de-rosa pra mim.

Naquela noite, em casa, usando uma espátula da aula de Trabalhos Manuais, esculpi um comprimido muito parecido com aquela "bolinha", com um "logo" e tudo. Modéstia à parte, ficou muito bom.

Na escola, no dia seguinte, chamei meu amigo de lado e disse: hoje você vai conquistar aquela menina. Ele me olhou assustado mas nem dei tempo dele falar, pequei na sua mão e coloquei lá a "bolinha". Novo susto: o que é isso? É um Dexamil! Tome agora que no recreio você vai ter coragem para falar com ela e conquistá-la.

Perguntou onde eu conseguira. Na escola, foi minha resposta absolutamente honesta, certo?

Ele ainda duvidou mas lembrei a ele várias histórias, umas que ele até conhecia, de grandes atos de coragem, que se ouvia entre a rapaziada da época.

Foi até o bebedouro e mandou ver no "Dexamil"!

No recreio ele saiu da classe, coisa que não fazia há tempos e foi lá conversar com sua paixão.

Naquele fim de semana já foram assistir juntos, e de mãos dadas,  um filme no recém-inaugurado Cine Indaiá, que exibia uma bela decoração, mostrando versos, como esse, do  nosso poeta santista Martins Fontes: "Era abundante nas encostas, o Cambucá. E abios (tipo de coquinho) que tanto gostas, só no Indaiá (uma espécie de palmeira)".

E seguiram namorando até que nos formamos, indo cada um pro seu lado. 

Anos e anos passados, fui abordado na rua, em São Paulo, pelo meu velho companheiro.

- Lembra de mim?

Confesso que só lembrei quando ele rememorou a história da "bolinha".

- E aí, como vai a vida?

- Lembra da .... (esqueci o nome dela)? Pois é, nos casamos e temos 3 meninas, mas eu insisto num  menino, pois quero te homenagear, dando a ele o seu nome.

Não pensem que revelei a verdade a ele. Fiquei feliz por tudo der dado certo. Não queria estragar o encanto desta história de amor.

Nada como um placebo bem administrado. Pena que para estes momentos virais, ele não serve pra nada.

(*) Placebo é qualquer substância ou tratamento inerte (ou seja, que não tem qualquer efeito ou interação com o organismo) usado como se fosse algo ativo. Assim, só funciona psicologicamente, como no caso do meu amigo apaixonado.

chicolelis
Foto: Casal Apaixonado

5 comentários:

  1. Muito boa história. Isso é que é amigo.Legal.

    ResponderExcluir
  2. Aí, Chico. Além de boa história tem a beleza da forma como foi contado.

    ResponderExcluir
  3. Lembrou o tempo de ginásio,em que os meninos eram tímidos e ensaiavam para chegar perto da menina que gostava.
    Muito bom. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Mas que placebo eficiente! Adorei a história e o final feliz.

    ResponderExcluir
  5. Caramba Chico, que história.
    Uma bolinha daquelas poderia ter mudado minha vida, pena que não te conhecia ainda.

    ResponderExcluir